sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Salvo pela Sul-Americana

Por Tafael Medeiros



Foi assim o final de ano do Internacional, um time que iniciou a temporada de 2008 com um surpreendente 8 a 1 no rival Juventude, conquistando o 38º título gaúcho, termina como o primeiro brasileiro a ganhar a Sul-Americana, desbancando o sempre perigoso Boca Juniors, que não perdia na Bombonera, em competições internacionais, há 5 anos e batendo o Estudiantes, que não perdia no seu estádio há 43 jogos.

Um final de ano perfeito? Não. Um time que tem uma folha de pagamento de R$ 3,2 milhões está no modesto 6º lugar no Campeonato Brasileiro e não tem mais chances de beliscar, nem se quer, uma vaga para a Libertadores 2009, ano em que o clube comemora 100 anos. O rival Grêmio, com uma folha aproximada de R$ 1 milhão, já conquistou vaga na Libertadores e chega à última rodada do Brasileiro com chances reais de conquistar o título nacional.

A esperança da Libertadores para o colorado se acendeu com a possível punição ao futebol do Peru, que tem 3 vagas na competição, mas apagou com a possível abertura da vaga brasileira para o 5º colocado do Campeonato Brasileiro e não para o campeão da Sul-Americana.

No mínimo falta de planejamento houve. Um clube com mais de 75 mil sócios, uma estrutura de Europa não pode ficar fora da busca por títulos esperando convite para disputar o principal torneio do continente.

Índio vai para o Al-jazira, time do campeão do mundo Abel Braga. Daniel Carvalho, promessa de retorno como nos velhos tempos, já disse que não fica. Alex, destaque no ano com convocações para a seleção não deve permanecer. Guiñazu, a melhor contratação dos últimos tempos deve receber propostas, já que quase foi embora na metade desse ano. Nilmar já está sendo assediado desde a metade do ano também.

A torcida terá que enfrentar um desmanche justamente no ano do centenário? Colorados devem esquecer o título intercontinental e começar a planejar 2009. Uma eleição se aproxima e a torcida escolherá se o atual presidente Vitorio Piffero continuará no comando ou se a oposição, liderada por Cláudio Bier, assumirá o clube em 2009.

Com o slogan “CAMPEÃO DE TUDO”, o certo é que o Internacional termina o ano como único brasileiro a ganhar todos os títulos possíveis. Isso dá moral para entrar em um ano tão importante como o de 2009.

3 comentários:

Anônimo disse...

e Dalhe Colorado!!

Joel Maraschin disse...

Nesse centenário só te peço inter mais um campeonato!

Anônimo disse...

no centenário do Inter so pode vir Brasileirão, Copa do Brasil ou Gauchão, pois LIBERTADORES E MUNDIAL NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO!!!