sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pagode: música brasileira com sotaque gaúcho

Por Bianca Bassani, Camila Jacques e Tafael Medeiros


É só andar por alguns minutos pelas ruas de Porto Alegre para encontrar algum amigo pronto para o pagode. Seja com um rebolo, um pandeiro ou um cavaquinho. Basta unir três ou quatro instrumentos para o som começar rolar.

Na verdade, o pagode não surgiu como um estilo musical e sim como um nome dado a festas que escravos realizavam em senzalas. Só mais tarde tornou-se sinônimo de reuniões regadas de alegria, bebida e cantoria. E com o passar do tempo o nome “pagode” foi se aproximando do gênero samba. Muitos consideram o grupo Fundo de Quintal, o primeiro do gênero no País.
Originário do Rio de Janeiro, esse ritmo tomou conta dos quatro cantos do Brasil, inclusive aqui no Rio Grande do Sul, conhecido nacionalmente por cultivar suas tradições.


Segundo o produtor Dodô Pinheiro, que acompanha o Grupo Zueira, a expansão nacional de bandas como Revelação e o Exaltasamba, influenciou a juventude e, com isso, outros grupos foram surgindo pelo Brasil.

Mesmo com o grande número de shows mensais, Dodô, como é conhecido no meio musical, ressalta a falta de incentivo dos empresários, apesar da alta receptividade do público gaúcho. “Temos muita inserção na capital e no interior, que abrem as portas para grupos que fazem sucesso no Estado. O problema está em quem nos contrata, pois sofremos com a falta de valorização, seja financeira ou de estrutura”, afirma Dodô. O produtor do Zueira conta, também, que os gaúchos ainda não estão no patamar dos pagodeiros que fazem sucesso em todo o Brasil. “As bandas de nível elevado têm uma estrutura muito melhor do que as demais, isso os ajuda bastante na carreira de sucesso desses músicos”.

Originado dos subúrbios do Rio de Janeiro, o pagode já está nas principais casas noturnas da capital Gaúcha e interior, que disponibilizam ao menos um dia da semana para a música que vem se destacando no sul do país. As quadras das escolas de samba e até o Pepsi on Stage, conhecido por receber grandes shows internacionais, abre espaço para os principais grupos de pagode do Brasil.

Anderson da Silva, estudante de Publicidade e Propaganda, conta que é assíduo freqüentador de casas noturnas adeptas ao pagode. “Costumo ir com os meus amigos e amigas. Os valores são acessíveis e é possível freqüentar tranqüilamente esses lugares. Gosto de dançar esse ritmo. É só o que toca no meu carro”, conta Anderson. Mesmo com essas facilidades o estudante ressalta que as casas podem tocar o mesmo ritmo, mas que têm públicos diferenciados.

“Costumo freqüentar lugares com um valor de entrada mais elevado, assim o público melhora em relação a lugares baratos. Isso é uma lógica difícil de ser alterada. Um bom exemplo é a Kimik, ótimo lugar para curtir um pagode nas quintas-feiras e o Café Moinhos e toca um pagode de qualidade as sextas”, afirma ele. Confira as principais casas noturnas de Porto Alegre que incentivam o pagode de qualidade. Os preços variam de R$10 a R$25.


Cord Night Club (Rua Casemiro de Abreu, 1223 e 1233) – às sextas-feiras e aos sábados;
Chalaça Bar (Praça Senador Alberto Pasquilini, 240) – às quintas-feiras e aos domingos;
Kimik (Plinio Brasil Milano, 137) – às quintas-feiras;
Café Moinhos (Rua Quintino Bocaiuva, 837) – às quartas-feiras e sextas-feiras;
Rose Place (Rua 24 de outubro, 948) – às terças-feiras.

Um comentário:

ADRIANO BRASIL disse...

boa tarde eu sou o produtor do grupo bem na manha e concordo com o que o dodô falou acho que aqui no sul tem banda com capacidade e a nivel nacional mais não dão valor mais as bandas tambem não se dão o valor isso é importante pra tocar (trabalhar) na noite como artista tem que ser valorizado
um abraço se por um acaso se entereçarem em fazer uma reportagem conosco é só me ligar somos o grupo vencedor do concurso chance da rbs e do diario gaucho e vamos sair em uma materia no patrola a semana que vem e tambem fomos destaques na capa do site do olha minha banda do caldeirão do huk durante um mês.
meus contatos: (051)92555419 ou
(51)99099170
ou email: luisinhubrasil@hotmail.com
e sobre a banda no orkut como grupo bem na manha.
desde ja muito obrigado pela ateção!!